Exposição impactante sobre o Holocausto fica disponível até 29 de outubro no Museu Solar do Barão em Jundiaí

Exposição sobre o Holocausto no Museu Solar do Barão em Jundiaí
Exposição sobre o Holocausto no Museu Solar do Barão em Jundiaí (imagem: Prefeitura de Jundiaí)

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão está com a exposição “Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita” onde a mostra reúne, além de exibição promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, acervos de mostras afins à temática, propostas pelo Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo e pelo Consulado Geral da República da Lituânia de São Paulo, importantes parceiros nesta realização.

Disposta pelas salas do prédio histórico do Museu, a parte da exposição proposta pela UGC retrata, por meio de documentos, fotos, mapas, depoimentos e instalações interativas, um panorama da ascensão do regime Nazista, a 2ª Guerra Mundial, as atrocidades cometidas contra a Humanidade, a realidade dos campos de concentração, das câmaras de gás, além das histórias das vítimas – entre as quais seus sobreviventes – e os tribunais de julgamento dos atrozes do regime.

Ainda no andar térreo, a exposição “Shoá: como foi humanamente possível?”, proposta pelo Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo propõe, literalmente, que a reflexão do visitante sobre o tema, também por meio de fotos, charges, depoimentos, e instalações interativas.

Já nas salas expositivas do andar inferior do prédio, o visitante poderá conferir a exposição “Os justos entre as nações da Lituânia”, promovida pelo Consulado de São Paulo e pelo Consulado Honorário do Guarujá. Também por meio de fotos, depoimentos e excertos de livros, a mostra retrata a importante contribuição de lituanos para salvar, esconder e libertar as vítimas do regime nazi-fascista.

Devido ao grande sucesso de público, com a presença de mais de 85 mil pessoas até o início de agosto, a exposição foi prorrogada e fica em cartaz até o dia 29 de outubro. A entrada é gratuita e faixa etária indicada para maiores de 12 anos. Crianças menores dessa idade poderão fazer a visita desde que acompanhadas de adultos responsáveis.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e fica aberto, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Compartilhe →

Sobre o Portal

Somos um portal online dedicado à cidade de Jundiaí, que publica assuntos variados como notícias de interesse local, dicas culturais e de entretenimento, além de outras informações relevantes para o público Jundiaiense, no melhor endereço comercial de Jundiaí na internet: JUNDIAI.COM.BR

Contato

Para anunciar, enviar releases ou  falar conosco, entre em contato através do e-mail: fale.com.jundiai@gmail.com

©2023 Jundiai.com.br
Produzido por SPBrasil e desenvolvido por SiteCity