Prepare-se para o espetáculo cósmico: Eclipses Solar e Lunar poderão ser vistos em outubro

Eclipses Solar e Lunar poderão ser vistos no Brasil
Eclipses Solar e Lunar poderão ser vistos no Brasil (Photo by Bryan Goff on Unsplash)

O céu brasileiro estará repleto de belos eventos astronômicos em outubro, proporcionando aos entusiastas da astronomia e curiosos a oportunidade de testemunhar dois fenômenos celestes notáveis. Um eclipse solar anular, que ocorrerá no dia 14 de outubro (visível em grande parte do país), e um eclipse lunar parcial, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro (visível em pequena parte do país), estão entre os destaques do mês.

Eclipse Solar Anular

No dia 14 de outubro, o Brasil terá a honra de receber um eclipse solar anular, um evento fascinante que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um anel luminoso ao redor. O fenômeno será visível em várias regiões do país, proporcionando um espetáculo celestial incomum.

Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a oportunidade de testemunhar o espetáculo do “anel de fogo” ao redor da Lua. No entanto, em outras partes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde o eclipse será parcial, o Sol apresentará uma aparência peculiar, como se estivesse “mordido” pela Lua.

É importante destacar que a observação segura de um eclipse solar requer o uso de um filtro especial ou a projeção do reflexo do Sol em uma superfície. Olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada pode causar danos irreparáveis aos olhos.

Eclipse Lunar Parcial

Embora não se espere que o eclipse lunar parcial previsto para os dias 28 e 29 de outubro seja tão espetacular quanto o eclipse solar anular, ainda assim oferece uma oportunidade única de contemplar o céu noturno. Este evento será visível apenas em uma pequena parte do Brasil, especialmente nas cidades localizadas no litoral nordestino mais ao extremo leste do país, além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo.

No entanto, é importante notar que apenas uma pequena porção do nosso satélite natural ficará obscurecida durante esse eclipse, tornando a observação mais desafiadora. Em cidades como João Pessoa, a Lua estará próxima do horizonte quando o eclipse atingir seu ponto máximo, o que pode dificultar ainda mais a visualização, dependendo das condições climáticas.

Compartilhe →

Sobre o Portal

Somos um portal online dedicado à cidade de Jundiaí, que publica assuntos variados como notícias de interesse local, dicas culturais e de entretenimento, além de outras informações relevantes para o público Jundiaiense, no melhor endereço comercial de Jundiaí na internet: JUNDIAI.COM.BR

Contato

Para anunciar, enviar releases ou  falar conosco, entre em contato através do e-mail: fale.com.jundiai@gmail.com

©2023 Jundiai.com.br
Produzido por SPBrasil e desenvolvido por SiteCity