Éris, nova variante do coronavirus, chega ao Brasil e pode trazer de volta onda de casos da COVID-19

A volta de casos de COVID-19 preocupa o mundo, através da variante Éris
A volta de casos de COVID-19 preocupa o mundo, através da variante Éris (Image by Freepik)

A volta de casos de COVID-19 preocupa o mundo, através da Éris (uma subvariante da Ômicron do Coronavirus), que é altamente contagiosa

A EG.5, nova variante do coronavírus e mais conhecida como Éris, está se espalhando rapidamente pelo mundo, já tendo sido detectada em mais de 50 países, segundo a OMS. O Estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil, na útlima quinta-feira 17. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a paciente, uma mulher de 71 anos de idade, já está curada, depois de ter sentido febre, tosse, dor de cabeça e fadiga.

Na semana anterior, a Sociedade Brasileira de Infectologia havia alertado para sua possível circulação silenciosa da EG.5, já que no país a vigilância genômica é muito limitada.

A nova mutação do vírus a torna altamente contagiosa e capaz de escapar do sistema imunológico, levantando preocupações sobre um aumento global de casos. Apesar disso, a OMS a categoriza como de baixo risco para a saúde pública, citando semelhanças de gravidade com outras variantes.

Com o vírus detectado no Brasil e alertas mundiais sobre uma possível nova onda de casos estimulam medidas preventivas intensificadas, como vacinação da população e testes em pacientes com os sintomas típicos da COVID-19. Além disso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro fez a recomendação para a continuidade do uso de máscaras em locais fechados e higiene mais rigorosa.

A batalha contra a COVID-19 não acabou. Cerca de 300 mil novos casos pelo mundo foram anunciados apenas na última semana, mesmo após a OMS encerrar a emergência de saúde. Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a variante Éris já se tornou a mais predominante.

Compartilhe →

Sobre o Portal

Somos um portal online dedicado à cidade de Jundiaí, que publica assuntos variados como notícias de interesse local, dicas culturais e de entretenimento, além de outras informações relevantes para o público Jundiaiense, no melhor endereço comercial de Jundiaí na internet: JUNDIAI.COM.BR

Contato

Para anunciar, enviar releases ou  falar conosco, entre em contato através do e-mail: fale.com.jundiai@gmail.com

©2023 Jundiai.com.br
Produzido por SPBrasil e desenvolvido por SiteCity